Miniatura e Gigante (De mínis para gigantes) – Only Dogs
Siga-nos nas redes sociais

Miniatura e Gigante (De mínis para gigantes)

Não há outra espécie onde as raças possuam tantos diferentes tamanhos. Podemos encontrar cães adultos pesando pouco mais de um quilograma e outros que pesam quase cem vezes mais. Os criadores de raças de pequeno porte estão procurando exemplares cada vez mais menores, e os de raças de grande porte procuram exatamente o oposto. Por exemplo, o Yorkshire Terrier, que atualmente pesa numa média de 3,5 kg originalmente pesava o duplo.

Sem a intervenção dos criadores, não teríamos tais extremos. As raças menores muitas vezes exigem partos cesáreos e as raças maiores possuem ocasionalmente problemas de saúde específicos, como a torção gástrica. Em geral, os pequenos vivem mais tempo, e os maiores vivem menos do que a média de 14 anos.

Em Only Dogs os tipificamos em 5 categorias: miniatura (cães até kg), de pequeno porte (mais de 5 e até 15kg), de médio porte (mais de 15 e até 30 kg), de grande porte (mais de 30 e até 45kg) e gigante (mais de 45kg). Consideramos o peso e não a altura, já que existem raças especialmente altas como o Borzoi, muitas vezes superior a 90 cm na cernelha, mas que raramente ultrapassam os 41 kg.

Entre os mais pequenos encontramos ao Chihuahua, ao Pomerânia e ao Pinscher miniatura. Também a variedade Kaninchen de Dachshund é muito pequena.

No time dos maiores jogam o Mastim Inglês e o São Bernardo, que muitas vezes excedem os 100 kg de peso. Outras raças, não tão pesadas, geralmente os superam em altura. O Dogue Alemão define um mínimo de 80cm em padrão, enfatizando que quanto maior, melhor. O Lobeiro Irlandês -Irish Wolfhound- é o cão mais alto, em média, com a maioria dos seus exemplares superando os 85 cm de altura na cernelha.

Share this post



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.